Alimentação, Destaques

Tenha uma vida nova (e boa) com ômega 3!

Gorduras do bem pra quem quer viver além!

A minha nutri sempre reforçou o fato de ser importante manter o consumo de ômega 3 na dieta através da alimentação e sempre pede para ter cápsulas também para os dias em que a alimentação vier a não ser tão regrada (acontece né minha gente…?!!).
Então, resolvi abordar o assunto aqui para que todos tenham o mesmo acesso que eu às informações, afinal, comecei a pesquisar de tudo que a curiosidade permitiu né?
E dede já eu posso adiantar pra vocês: ômega 3 é vida!

Ômega 3: o que é?
São ácidos graxos (componentes lipídicos) essenciais (que o corpo não produz e deve ser consumido na dieta) que possuem importante função na estrutura e respiração das membranas celulares e nos processos metabólicos dos indivíduos, como funções cerebrais e impulsos nervosos.
Muitas pessoas não sabem, mas a falta de ômega 3 causa um estado inflamatório no corpo, aumentando assim a chance de se obter ganhos de gordura corporal e outros problemas de saúde como a diabetes, elevação da pressão, aumento de triglicérides, etc.

Benefícios:
▪️ Regula os níveis de leptina, favorecendo saciedade
▪️ Ação anti-inflamatória
▪️ Proteção cardiovascular
▪️ Melhora da circulação sanguínea
▪️ Tratamento de doenças autoimunes (lupus, artrite, etc.)
▪️ Prevenção de alguns tipos de câncer
▪️ Melhora da pressão arterial
▪️ Contribui para a formação da bainha e mielina dos nervos cerebrais, melhorando assim suas funções
▪️ Diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídios no sangue
▪️ Melhora da auto-estima e depressão
▪️ Melhora da resposta da insulina, resultando na prevenção do diabetes
▪️ Prevenção do parto prematuro

omega-3-idoso-brunabussular

Alimentos ricos em Ômega 3:
▪️ Peixes de água fria (salmão, sardinhas, hareng, etc.)
▪️ Frutos do mar
▪️ Sementes: linhaça, chia, etc.
▪️ Nozes, castanhas
▪️ Hortaliças verdes: couve e brócolis
▪️ Carne vermelha de animais que pastam
▪️ Ovo de galinha caipira

omega-3-sementes-brunabussular

omega-3-alimentos-brunabussular

omega-3-alimentos-sementes-brunabussular

Dica:
O consumo ideal é o in natura, ou seja, provido pelo próprio alimento e em último caso, a utilização das cápsulas.
Peixes de cativeiro têm teor mais baixo de ômega-3 do que os mesmos peixes quando selvagens.

Consumo:
A literatura recomenda o consumo de 0,8 a 0,9 g/dia para uma dieta de 2000 kcal.
Portanto, se você possui uma alimentação regrada diária com alimentos da lista acima, dificilmente precisará fazer a suplementação por cápsulas.

Tabela-omega-3-quantidade-brunabussular

Tabela-omega-3-peixes-brunabussular

Cápsulas: como saber se são de qualidade?
Pelo cheiro! Sim… abra uma cápsula e sinta seu cheiro. Ele tem que ser de bem suave à nada de cheiro (preferencialmente sem cheiro). Se você sentir cheiro forte de peixe, ele está oxidado. Se você sentir cheiro de peixe razoável é porque a qualidade não é boa.
Olhe os rótulos! As cápsulas devem conter vitamina E (que evita a oxidação) e uma quantidade boa de EPA e DHA.

omega-3-rotulo-brunabussular

Congele! Coloque duas cápsulas no congelador e deixe lá por um tempo. Cápsulas de boa qualidade não congelam!

A pergunta que não quer calar: Ômega 3 emagrece?
Ele promove mecanismos que viabilizam o processo de oxidação da gordura, mas sozinho ele não emagrece.
Você precisa ter um estilo de vida saudável para que suas ações benéficas atuem em seu organismo, principalmente a anti-inflamatória, uma vez que sabemos que o acúmulo de gordura pode estar relacionado à inflamações.

omega-3-emagrecimento-brunabussular

Você sabia????
Que alimento refinados possuem altas concentrações de Ômega 6 e que ele tem o poder e diminuir a ação do ômega 3. Portanto, mesmo que você esteja com bom consumo de ômega 3, mas ainda come esse tipo de alimento, ele pode até anular o seu saldo de ômega 3. Então fique atento e troque esses alimentos por integrais para que você não perca a ação do ômega 3 em seu organismo.

É essencial ter uma boa dieta e fazer uso de fontes de ômega 3. Eu particularmente, faço uso diário de chia (além de consumir outros diversos alimentos da lista) e depois que eu adquiri esse hábito, nunca mais tive crises da minha Síndrome do Intestino Irritável (contei mais sobre SII nesse post aqui). Ou seja, é fato que a inflamação do intestino melhorou e com isso até me permito de vez em quando alimentos que antes, não poderia nem sentir o cheiro.

👉 LEIA MAIS: Chia: a semente milagrosa do momento!

Espero que, quem não sabia desse pequeno detalhe que é tão importante para nossa saúde, passe a saber e a fazer o consumo (caso não tenha o hábito de consumir os alimentos que fornecem o ômega 3) dos alimentos da lista ou até mesmo o uso das cápsulas, pois sem dúvidas se você tiver algum probleminha, assim como eu e a SII, vai notar melhorias em breve.

Tá esperando o que para se alimentar melhor e garantir qualidade de vida e saúde? Booora!

Me siga nas redes sociais:
FacebookInstagramPinterestGoogle+

Assinatura-Bru

Assine a Newsletter do Blog e receba as novidades por e-mail!

Referências:
Importância da gordura alimentar na prevenção e no controle de distúrbios metabólicos e da doença cardiovascular. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia. 2009;53/5.
Zambom. M.A.; Santos. G. T.; Modesto. E. C. Importância das gordudas polinsaturadas na saúde humana.
D.L. Waitzberg. Ômega-3: o que existe de concreto? Julho, 2016.

COMPARTILHE esse post:

4 Comentários

  1. Zilandra Batista Rodrigues

    21 de julho de 2016 at 12:50 pm

    Mulherrr sou do E.S tambem, norte do estado, adorei conhecer um blog capixaba rsrsrs , gostei de seu blog, procuro sempre cuidar de minha alimentação e fazer as trocas saudaveis
    GRANDE BEIJO http://www.zilandrarodrigues.com.br

    1. Bruna Bussular

      23 de julho de 2016 at 4:36 pm

      Fico feliz que tenha gostado Zi.
      Volte sempre viu?!
      Beeeijos 💋💋

  2. Sté Maciel

    19 de julho de 2016 at 9:26 pm

    Minha mãe consome em capsulas mesmo, ela já tem certa idade e viu no ômega inúmeros benefícios e tem feio muito bem pra ela!
    Amei o post, pois não sabia de todos os benefícios!

    Beijão, mariasabetudo

    1. Bruna Bussular

      21 de julho de 2016 at 10:59 am

      Viu só? 😉
      Que bom que melhorou muita coisa pra sua mãe. Viva o ômega 3! haha

      Beeeijos 💋💋

Comente aqui! Vamos conversar ;)