Alimentação

Tapioca ou Pão Francês?

O que você come?

Oieeeeee!!!
Vai me dizer que você ainda não se rendeu ao consumo da tapioca?
“Ahhh Bru, mas eu nem sei se é boa, pra que serve”…
É justamente para isso que nasceu este post!

O que é?
A Tapioca é uma fécula comestível, extraída de raízes (mandioca ou aipim) e pode ser consumida com doces ou salgados, pois é um alimento de sabor neutro.
É muito prática de se fazer, livre de sódio, gorduras e glúten, ela se tornou a queridinha das mesas de nós brasileiros e brasileiras, na busca pela substituição do famoso “pãozinho de sal ou francês”.

Sobre seu o uso em dieta de emagrecimento, deve-se prestar muita atenção no consumo, pois a tapioca é um polvilho umedecido, ou seja, carboidrato refinado puro e seu índice glicêmico é maior que o do pão branco (115 X 95), além de ter um valor nutricional muito pobre.

tapioca-pao
Mas calma gente… a tapioca pode sim ser consumida (até para emagrecimento), mas o que vai determinar a eficácia do resultado dessa refeição (sim, deve-se ser uma refeição – café da manhã, almoço ou jantar) é o recheio.
Tudo que falta na goma da tapioca de nutrientes deve ser adicionado pelo recheio.
Por isso vou dar duas dicas importantíssimas para você continuar consumindo a tapioca sem cometer excessos.

Dicas:
✱ Manere no carboidrato das demais refeições quando inserir a tapioca em alguma refeição do dia.
✱ Sempre que preparar sua tapioca, tente compor com proteínas, gorduras e fibras, assim o IG da refeição cai. As fibras podem ser chia ou linhaça, a gordura pode ser azeite extravirgem e a proteína pode ser ovos, frango ou atum.

Tapioca-post
A verdade é que você precisa se alimentar bem, com equilíbrio, praticar atividade física regular e procurar seu bem estar, mesmo com tantos obstáculos que a vida nos proporciona. Você deve procurar a válvula de escape, por você mesmo, pro seu corpo, pra sua mente, pra sua vida!
E claro, como cada um é um ser orgânico individual e não há fórmula exata para todos… 👇

Eu, particularmente, prefiro ainda fazer o consumo da tapioca, enriquecendo ela de nutrientes pela vantagem de não ter glúten. Eu não corto glúten, mas quanto menor o consumo diário melhor para nosso intestino né?
Mas claaaaaaro, que de vez em quando aquela vontade de pão com manteiga bate e eu como sim, pq me permito isso.

Nesse post aqui eu mostrei pra vocês opções de Recheios Saudáveis para Tapioca, passa pra conferir! 😉

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Beeeeeijos da Bru 💋

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2 Comentários

  1. Dani Fernandes

    12 de dezembro de 2015 at 9:39 am

    Legal. Nunca comi tapioca acredita? Aqui em Bh só vi uma vez no mercado central e achei bem caro, mas agora sabendo dos valores nutricionais vou experimentar com certeza. A farinha branca que usa pra fazer o pão acumula na barriga da gente que é difícil de queimar!

    1. Bruna Bussular

      13 de dezembro de 2015 at 6:59 pm

      Ei Dani,
      não creio que você nunca comeu tapioca…. mas já te adianto que o dia que você fizer, vai adorar! É muito fácil de se fazer e pode colocar o que quiser como recheio. Essa semana teremos post com várias opções saudáveis de recheio para tapioca, fica de olho 😉

      Mas eu acredito que você vai encontrar de forma mais fácil agora porque todo mundo está fazendo tapioca. Procura por goma hidratada, que ja vem pronta e é só colocar na frigideira.
      Depois me conta se fez e gostou ta?
      Beeeijos

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