Saúde e Bem-Estar

Suor em excesso: emagrece? Faz bem?

Será mesmo que funciona como a maioria das pessoas pensam?

Helloooww people!
Vamos falar de suor e atividade física…
Quem aí odeia o suor, mas gosta do fato de achar que está emagrecendo quando transpira muito durante a atividade física?
Será que esse suor em excesso faz bem? Será que ele realmente emagrece?

Muita gente tem em mente esse princípio de que o suor é equivalente a gasto energético, por isso acham que um treino só foi eficiente se terminar lavado em suor. Sendo que, na verdade, através do suor você está perdendo apenas água e sais minerais, e não gordura. A gordura entra na questão de gasto energético e sua oxidação como fonte energética e não do suor em si.

Mas o que muita gente não sabe é que nosso organismo trabalha dobrado para tentar converter essa perda líquida para que o corpo não se desidrate e para manter a temperatura corporal dentro do padrão normal.

Quando estamos no estado de repouso, a taxa de calor em nosso corpo é bem baixa. E quando estamos em atividade física, principalmente em alta intensidade, esse calor pode aumentar 20 vezes ou mais. E o suor surge como forma de diminuir esse calor. Lembrando que, não é o suor diretamente que equilibra a temperatura do corpo. É preciso deixar ele evaporar no próprio corpo, pois é nesse momento que a termorregulação ocorre. Então, nada de ficar se secando assim que suar viu?

💭 💭 💭 “Ah, mas eu perco bastante peso um tempo depois da atividade física!
Sim, pois você provavelmente estará desidratado. Assim que se reidratar, voltará ao peso normal.

💭 💭 💭 “Então quer dizer que eu vou fazer exercício físico, suar e não vou emagrecer?
Você pode sim emagrecer. Mas o processo de emagrecimento (oxidação de gorduras – lipídeos) é mais complexo e lento do que o processo de desidratação, então os primeiros resultados de perda de peso serão notados pela perda hídrica e não pela lipólise.

Ou seja, suar muito durante o exercício não emagrece!

E faz bem?
Sim, desde que você se mantenha hidratado antes, durante e depois do exercício físico.
Porém, quando há suor em excesso, até envolvendo emagrecimento repentino, pode ser algum distúrbio hormonal e isso deve ser investigado para que não tenha maiores danos à saúde.

suor-hidratacao-bruna-bussular

Recomendações para reposição hídrica na atividade física

1 – Atividades com 1 hora ou menos de duração e alta intensidade:
Antes do exercício: 300 a 500 ml – dê um tempo para esvaziamento gástrico para não ter desconforto durante a atividade física.
Durante o exercício: 500ml a 1L distribuídos no tempo da atividade. Média de 200ml a cada 15 minutos.

2 – Atividades de 1 a 3 horas de duração e intensidade moderada:
Antes do exercício: 300 a 500 ml. Dê um tempo para esvaziamento gástrico para não ter desconforto durante a atividade física.
Durante o exercício: de 800 a 1600 ml por hora.
⇒ Ingestão de Carboidrato: 6 a 8% durante a atividade para manter o desempenho (glicogênio) e retardar a fadiga.
⇒ Ingestão de Sódio: 10 a 20 mEq (otimizar a absorção intestinal de água e carboidratos) e Cloreto: 10 a 20 mEq (otimizar a absorção intestinal de água).

3 – Atividades de superior a  3 horas de duração e intensidade leve a moderada  (maratona, por exemplo):
Antes do exercício: 300 a 500 ml – dê um tempo para esvaziamento gástrico para não ter desconforto durante a atividade física.
Durante o exercício: 500ml a 1l por hora de atividade.
⇒ Ingestão de Carboidrato: 6 a 8% durante a atividade para manter o desempenho (glicogênio) e retardar a fadiga.
⇒ Ingestão de Sódio: 20 a 30 mEq (otimizar a absorção intestinal de água e carboidratos) e Cloreto: 20 a 30 mEq (otimizar a absorção intestinal de água).

OBS 1: Para o primeiro caso, qualquer pode pode administrar a hidratação antes, durante e depois da atividade física. No segundo e terceiro casos, como se tratam de atividades de longa duração, com necessidades de reposições de carboidratos, cloretos e sódio, é indispensável uma avaliação física com a presença de um profissional de educação física, juntamente com um nutricionista para adequar essas quantidades.
OBS 2: essas quantidades foram retiradas de um estudo científico com uma média de performance e biotipo dos voluntários do teste. Lembre-se sempre do que digo: respeite sua INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA!

É muito interessante que, além da água, se consuma água de coco, pois ela é rica em sódio, potássio, vitamina C, magnésio e cálcio, repondo assim alguns fluidos perdidos no suor.

E para quem pratica atividade física intensa e/ou de longa duração (casos 2 e 3), vale apostar nos isotônicos para repor os sais minerais imediatamente pós treino.

suor-agua-coco-bruna-bussular

Resumindo: suor emagrece? Não! Faz bem pra saúde? Depende!

Então, treine regularmente, mas se hidrate sempre!
E qualquer anormalidade, procure um médico.

Você costuma se hidratar durante o treino?

👉 Leia mais em Água: você nunca mais vai esquecer de beber!

Me siga nas redes sociais:
FacebookInstagram ∾ PinterestGoogle+

Beeeijos da Bru 💋

Referência: MARQUEZI. M.L; LANCHA JUNIOR. A. H. Estratégias de reposição hídrica: revisão e recomendações aplicadas. Revista Paulista Educação Física. São Paulo, 12(2): 219-27, jul./dez. 1998.

COMPARTILHE esse post:

9 Comentários

  1. Danielle S.

    5 de maio de 2016 at 4:20 pm

    E eu crente crente que estava abafando saindo pingando da academia, pensava que tinha tirado uns 100kg do meu corpo… Doce ilusão hahahahahahaha! Lembro até de quando era mais nova, que uma amiga usava casaco ATÉ NO VERÃO pq achava que ia suar mais e perder kgs… Gente, como o povo é doido hahahah

    Um beijo! ♥
    http://www.daniquedisse.com.br

    1. Bruna Bussular

      5 de maio de 2016 at 7:47 pm

      Minha nossa Dani! rs
      Faz isso não. Quando mais calor (suor), mais a pressão arterial aumenta, mais água do sangue é perdido (reduzindo o volume sanguíneo)… deixe para suar o normal e não ocasionando com roupas ou treinos debaixo do sol do meio dia.
      Beeeijos

  2. Bárbara Almeida

    3 de maio de 2016 at 10:19 pm

    UEHAUEAE ai gente, quando eu ia na academia, eu amava sair PINGANDO sabe? Me sentia MUUUUUITO UHUL EMAGRECI. Mas é bom aprender isso, até mesm da hidratação, é realmente muito importante.

    Beijos, Love is Colorful

    1. Bruna Bussular

      4 de maio de 2016 at 8:12 pm

      Eu não sei porque Bah, mas é o pensamento de todo mundo! rsrs
      QUEM DERA se gordura saísse em suor. Eu seria Gi Bundchen fácil! haha

      Beeeijos

  3. Adriel Christian

    29 de abril de 2016 at 8:28 pm

    oi, oi.

    até um tempo atrás eu tinha muita dúvida à respeito do soar, sabe? acreditava demais que ele fazia era emagrecer e bla bla bla. mas, tem toda uma explicação científica e tals… cheguei a ver tbm que a gnt soa pq o nosso corpo esquenta muito tbm. então, transpirando, faria a temperatura voltar ao normal.

    bjs!

    Não me venha com desculpas

Comente aqui! Vamos conversar ;)