Atividade Física

Musculação: e aí, vamos praticar?

Olá, olá gente!!
Muita gente se pergunta se a musculação é pra ela, se gosta, se leva jeito…
Nesse post vou esclarecer alguns pontos que podem ser o “start” de muita gente.

Essa modalidade é a que eu particularmente mais pratico, pois se encaixa melhor no meu cotidiano, não demora, me faz bem e me estimula a não ficar parada. Eu super curto musculação, mas claro, pratico na minha medida certa.

O que é Musculação?
Segundo Simón (2007), “a musculação é uma atividade ao alcance de todos e que, basicamente, é um conjunto de técnicas que, com o uso de pesos, provocam adaptações do corpo”.
Portanto, é uma atividade física que usa o movimento contra a resistência, utilizando pesos ( halteres, barras, anilhas e até o próprio peso corporal) para sua execução com a finalidade de desenvolver, treinar e fortalecer a musculatura esquelética.
A musculação, além de uma forma de atividade física que pode ser praticada por todos, é também um esporte, que envolve a categoria de fisiculturismo, levantamento de peso, etc.
Diante das qualidades da prática da musculação, ela se tornou a modalidade mais executada nas academias. É a queridinha do momento.

Ahhh, e o grande detalhe é que ela pode ser praticada desde os mais debilitados aos treinados. Basta que o profissional adeque o treino para evoluir o aluno de forma correta.

Para que serve?
Serve para se obter um bom preparo físico, como resultantes o aumento da massa muscular, redução de gordura, aumento da massa óssea, chegando assim a melhorias significantes e favoráveis na composição corporal.
Além disso, é importante você saber que para realizar atividades simples, como uma caminhada ou corrida, você tem que ter os tendões e músculos fortalecidos para prevenção de lesões e claro, proteger suas articulações (joelho, ombro e quadril, por exemplo).

Esse nicho é bem extenso e possui vários sub-tópicos bem interessantes. Vamos falando de vários deles em posts futuros, dando melhor ênfase em cada. Este post é mais para falar da musculação numa visão geral.

Benefícios:
✱ Diminuição do percentual de massa gorda corporal
✱ Melhor condicionamento cardiovascular e cardiorrespiratório
✱ Aumento de força muscular
✱ Aumento do sistema imunológico
✱ Aumento da auto-estima
✱ Ganho de flexibilidade
✱ Melhora postural
✱ Melhora da coordenação motora
✱ Recuperação de lesões e prevenção de lesões

Dicas:
💡 Seja sempre supervisionado por um profissional de educação física formado enquanto faz as suas atividades. Ele é parte fundamental para te ajudar a não praticar o exercício errado, comprometendo seus resultados e podendo até se lesionar. É ele que vai monitorar que sua prática está 100% saudável.
💡 Faça suas práticas em um local ou academia regularizada e que você goste tanto do ambiente, quanto do profissional, assim você estará mais motivado a fazer dessa prática algo contínuo na sua vida.
💡 Faça uma avaliação física antes de iniciar seus treinos. É ela que vai determinar sua condição corporal e dar horizontes para o profissional que irá te acompanhar a montar a melhor prescrição de treinamento para que seu objetivo seja alcançado. E claro, diante de uma outra avaliação física futura, você tem como comparar o resultado com um antes e depois.
💡 Alimente-se bem e da forma correta. Procure um profissional de nutrição para te ajudar, pois atividade física e alimentação estão diretamente ligada nos resultados desejados. Se a primeira necessidade então for emagrecimento, a alimentação passa a ser o ponto determinante e esse profissional é quem irá adequar suas alimentação às suas necessidades.

Então, não pense que praticar musculação é um tipo de sacrifício, viu? Encare com uma modalidade prazerosa e se você for bem instruído, vai entender do que eu estou falando na prática.

E outra coisa… a musculação não deve ser buscada apenas para fins estéticos, pois com isso ela pode ser tornar uma obsessão por resultados e é aí que a coisa complica. Procure primeiro pela sua saúde que o estético vira consequência, acredite! E calma, resultados não chegam da noite para o dia… um pouquinho de paciência vai bem, obrigada.

E você, pratica musculação? Me conta aí!

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Beeeeijos da Bru 💋

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