Saúde e Bem-Estar

Metabolismo: o básico que você deve saber!

Então me contaram aí que você quer emagrecer e para isso reduziu drasticamente a quantidade de comida ingerida, inclusive o número de refeições diárias, só que não está tendo o efeito desejado e não sabe o porque do emagrecimento não estar ocorrendo.
Meu amoooor, antes de partir para o desespero, a ponto de achar que eliminar comida seja igual a eliminar gordura, lembre-se que é importante saber como nosso organismo funciona para trabalhar a favor dele e não contra.

E aonde entra o metabolismo nessa questão? Em tudo!
Vem que vou te dizer o motivo.

O que é metabolismo?
Metabolismo é o nome que se dá a eventos de transformações que ocorrem com substâncias químicas e nutrientes a todo momento em nosso corpo com a finalidade de produzir energia para seu funcionamento. Ou seja, nosso corpo precisa queimar calorias para se manter vivo e o metabolismo é responsável por essa parte. Por isso é importante mantê-lo em um ritmo legal para que todas as demais funções dependentes dele trabalhem direitinho.
Mas não pense que o metabolismo de todos funcionam no mesmo ritmo. Cada um tem sua particularidade. É por isso que tem gente que come de tudo e não engorda, enquanto outras ficam naquele dilema com a balança.
A genética, a idade, o peso, a altura, o sono, o ambiente em que se vive, a regularidade da prática de exercícios físicos e a dieta alimentar são diretamente ligadas ao metabolismo e esses dados variam de pessoa por pessoa.

Anabolismo X Catabolismo
Esses dois nomes são dados às divisões que o metabolismo recebe.
O Anabolismo é a parte positiva (construtiva), onde ocorre a construção de moléculas mais complexas a partir das simples. É aí que ocorre o crescimento, a manutenção e regeneração dos tecidos e órgãos. Um exemplo disso é o ganho de massa muscular.
O Catabolismo é a parte negativa (destrutivo), onde ocorre a degradação das moléculas complexas em moléculas simples. Ou seja, é a degeneração do tecido para fornecer a energia que precisamos. É aí que ocorrem as perdas de massa muscular, por exemplo.

Agora que você já sabe o que é o metabolismo (anabolismo e catabolismo), vou te dar 6 dicas para manter seu metabolismo sempre “UP”!

metabolismo-coma-bem
1 –
Evite consumo de açúcares e farinhas refinadas, além de evitar também as frituras. Eles são rapidamente absorvidos, o que faz com que nosso cérebro pense que a digestão já ocorreu e mais rapidamente você sentirá fome. Coma arroz integral, macarrão integral ou raízes (estes são carboidratos complexos), além das fibras que são benéficas para nosso organismo, sua absorção é mais lenta e você demorará mais para sentir fome. Coma proteína em todas as refeições. Gorduras, só se for azeite de oliva, nozes e castanhas viu? Vale também aquele ômega 3 top. Evite também alimentos industrializados, com adição de corante e sódio. E não se esqueça das frutas, verduras e legumes.
Eu voto em ir ao nutricionista para ter acesso a uma alimentação balanceada pra não ter confusão na hora de se alimentar. E peça dieta dentro da sua realidade, com base no que você pode comprar e gosta de comer.

2 – Alimente-se de 3 em 3 horas (5 a 7 refeições diárias) para que seu metabolismo tenha de onde retirar energia. Caso contrário, essa energia será “pega” do seu tecido muscular (catabolismo) e é aí que se perde a tão sonhada massa magra.

3 – Beba água! Metabolismo em dia pede água!

metabolismo-movimente-se
4 –
Pratique atividade física REGULARMENTE. O exercício ajuda a obter a energia a partir da glicose e dos lipídeos (gorduras), ou seja será utilizada como fonte energética aquilo que você quer eliminar. E quando digo regularmente, digo até a melhor idade minha gente. Nada de parar!
Lembrando que, quanto mais intensa a atividade física (intensidade não quer dizer treinar por 2 horas viu?!), mais tempo seu metabolismo busca energia (queima calorias) no seu descanso. Converse com seu professor sobre a atividade física ideal para você.

5 – Construa músculos! Isso mesmo… nosso organismo gasta muita energia para manter as propriedades musculares (anabolizando) 24 horas por dia. Quer melhor do que emagrecer descansando porque seus músculos te ajudam nisso?

metabolismo-sono
6 –
Durma bem. Mesmo que você não consiga dormir as 8 horas de sono por noite, prepare o ambiente para que a qualidade do sono seja boa, mesmo que seja por 5 ou 6 horas. Uma dica bem legal é ir se desligando (não dando atenção) às coisas enquanto se prepara para dormir. Nada de ficar no celular ou assistindo tv e em seguida bater na cama. Desligue tudo, tome um banho relaxante, pense em nada e aí sim se deite e bons sonhos.

RESUMINDO…
Aí vem a questão que levantei lá no começo… tem gente que para de comer e realmente perde peso. Mas será que essa pessoa perdeu gordura? Provavelmente não… (lembra do catabolismo citado acima?)
Quando se perde massa magra (tecido muscular), também se perde peso. Músculos pesam muito minha gente!
E não podemos perder massa magra, não só pela vantagem de ter músculos trabalhando a favor do metabolismo, como também pelo fato de que são os músculos responsáveis por executarmos tarefas importantes do nosso dia a dia, como se locomover, pegar um peso, subir uma escada, etc. Então, se você não tem a musculatura fortalecida, você poderá se lesionar muito mais facilmente do que aquela pessoa que trabalha a musculatura e anaboliza.
Então, zele por você!

metabolismo-seu-melhor
Coma direito e no tempo certo, faça atividade física e durma bem.
Não tem milagre, mas tem organização e disciplina (que vira hábito, acredite!).

 

Quem aí já emagreceu comendo levanta a mão!!
🙋

+ Posts complementares:
👉 Água: você nunca mais vai esquecer de beber!
👉 Musculação: e aí, vamos praticar?
👉 6 Dicas importantes para você tomar café da manhã

Me siga nas redes sociais:
FacebookInstagram ∾ PinterestGoogle+

Beeeeijos da Bru 💋

COMPARTILHE esse post:

6 Comentários

  1. Ana

    9 de dezembro de 2015 at 8:27 pm

    Ei, Bru! Acabei a limpeza do lar (rsss..) e corri pra cá!
    É uma delícia ler os seus posts! Adoro!
    Há uns 10 anos eu cismei que ia ganhar massa. Fui na nutri e fiz tudo direitinho. Ganhei 6kg e foi massa magra! Cheguei aos 52kg! NUNCA ANTES na minha vida eu tinha conseguido sair dos 40 e poucos.. Foi o máximo pra mim! Comia de 3 em 3h, só coisa saudável e ainda um tal de Mega Mass que no final eu pedi pra parar.. hahahaha… comecei a ter refluxo com aquela comilança toda! hahaha… Tinha a sensação de que engolia um bloco de cimento! Só que depois resolvi fazer vestibular de novo (já era jornalista) e aí parei com a dieta. Hoje eu corro. Não gosto de musculação mas agora é questão de necessidade! hahahaha… tenho pavor da gravidade! hahaha…
    Bom, te contei isso tudo porque vou na nutricionista de novo, como já comentei no IG, mas não quero ter que comer aquele tanto de coisa e suplemento de novo.. Tem jeito de fazer algo diferente? Mais prazeroso?? rsss..
    Um beijo e sucesso aí no Blog!!!

    1. Bruna Bussular

      9 de dezembro de 2015 at 8:45 pm

      Muito obrigada!! Fico muito feliz em ler isso 🙂

      E que ótimo Ana, isso quer dizer que com alimentação adequada você tem facilidade em ter resultados.
      Com relação ao diferente, eu aconselharia ir em nutri diferente ao que fez essa primeira dieta que você comentou. Informe a ele que você não quer fazer uso de suplementos, pois sim, você pode (e deve) só se alimentar de comida. Na verdade, suplemento é para os atletas usarem e não pessoas comuns. Os atletas gastam calorias em excesso e não conseguem repor apenas na alimentação (se não teriam que comer um caminhão de comida rs), por isso da suplementação. O problema é que o uso de suplementos virou modinha e todo mundo quer usar, mas ninguém conta pra que realmente serve, afinal, existe um comércio ali né? Mas enfim, você pode dietar apenas com comida, mas tem que comer de 3 em 3 horas. O que você vai informar ao nutri é o caso de refluxo que você teve para que ele adeque alimentos que não agrave ou retorne com esse quadro.
      E veja com o profissional da academia que você se matricular alguma atividade que possa te trazer fortalecimento muscular e que seja mais prazerosa. Tem o exercício funcional em circuitos, por exemplo. Mas tem muitas outras modalidades, aí você tem que ver o que a academia teria de opção.
      Qualquer coisa me fala.

      Beeijos linda!

      1. Ana

        9 de dezembro de 2015 at 11:01 pm

        Você é tão fera, né?! rsss.. Eu queria que VOCÊ fosse a minha nutri, personal, tudo o que eu tivesse direito! haha… Muito obrigada, Bru! Vou fazer tudo o que vc disse!!! Já falei que vc é muito fofa hoje?! Pois é!!! Beijo grande!!!

        1. Bruna Bussular

          10 de dezembro de 2015 at 5:41 pm

          Ahhh que fofa!!
          Obrigada minha flor.
          Imagina… ainda estou em processo de formação, mas com aquela síndrome de estudante curiosa sabe? rsrs
          No que precisar estou aqui, conte sempre!
          E nunca dê um passo sem ajuda profissional quando falamos em saúde viu?
          Beeeeijos!!!

  2. Renan Teixeira Neves Tranhago

    9 de dezembro de 2015 at 12:42 pm

    Você podia me pegar de cobaia p fazer testes kkkkkk
    Brincadeirinha….tô amando o blog…arrasa pq sucesso é o nosso perfume preferido !

    1. Bruna Bussular

      9 de dezembro de 2015 at 7:25 pm

      hahaha
      Eu realmente preciso de voluntários para meu Projeto que apresento no Celafiscs em 2016, mas… temos que ver se você se enquadra no perfil, porque a pessoa tem que ser bem ativa com VO2 de mais de 40mlO2/Kg/min. rsrsrs
      Mas por ora você pode acompanhar o blog que vai ter muita coisa legal aqui viu.

      Aguarde!!!

      E no que precisar me grita!

      Beeeeijo

Comente aqui! Vamos conversar ;)