Alimentação

Você já procurou entender a Pirâmide Alimentar?

Base para autonomia alimentar, lembretes saudáveis e dicas alimentares.

Helloooooww people! Como estão?
Ouço muitas pessoas questionarem que não têm condições $$$ de fazer acompanhamento nutricional para se alimentar de forma saudável. Então resolvi fazer esse post sobre a pirâmide alimentar para mostrar que sim, você pode se alimentar corretamente e sozinha.

Ou seja, o intuito desse post é levar autonomia para você de forma saudável.
Não é prescrição, é apenas orientação.

É claro que isso não dispensa o trabalho dos profissionais de nutrição, pois cada indivíduo tem suas individualidades biológicas e fisiológicas como gasto energético, taxa metabólica basal, por exemplo, fora que a rotina influencia muito na relação alimentação X resultados (caso se tenha um objetivo). Então, esse guia é para quem quer apenas se alimentar melhor, largando vícios ruins e migrando para uma alimentação mais saudável, ou seja, aquisição de conhecimentos e bons hábitos.

pirâmide-alimentar-bruna-bussular-banner-post-1

Sobre a Pirâmide Alimentar

É um guia básico alimentar no formato de pirâmide, onde se encontram as classificações dos alimentos juntamente com as porções indicadas para ingestão de cada tipo diariamente, com a finalidade de promover melhor qualidade de saúde e bem-estar para a população.
O formato de pirâmide facilita a visualização da quantidade de porções que deve se ingerir por dia, organizando as maiores porções na parte de baixo e diminuindo a quantidade até chegar ao topo.

Após muitos estudos para verificar a situação real da população brasileira, chegou-se a conclusão de que a pirâmide alimentar deveria ser fechada no total de 6 refeições diárias, o que dá em média 3 horas de intervalo de uma refeição para a outra, totalizando 2.000 Kcal/dia. O mais legal dessa pirâmide (última versão), é que contemplam alimentos (carboidratos) integrais e teve a inclusão de vários alimentos regionais, com a finalidade de atender os 5 cantos do Brasil, respeitando assim a diversidade cultural. Além de claro, colocar a orientação para hidratação e inclusão de exercício físico na rotina do povo (orgulho de quem melhorou essa pirâmide 😍).

pirâmide-alimentar-bruna-bussular

Faça o download da imagem em alta resolução clicando aqui.

LEMBRETE SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:

💡 Propicia o crescimento e desenvolvimento normal das pessoas, recuperação e prevenção de doenças.
💡 Alivia o estresse e melhora o desempenho mental.
💡 Um corpo bem nutrido funciona direito e com isso há melhora da resistência contra infecções, mantém o mesmo com percentual de gordura adequado, com mais bom humor e energia.
💡 Deve estar inserida no cotidiano das pessoas como um momento agradável e de socialização.

DICAS: ordem de preferência dos tipos e alimentos

💡 1º: Alimentos In Natura ➥ são alimentos essencialmente providos de plantas ou animais sem que tenham tido nenhuma alteração após deixarem a natureza. Exemplo: frutas, verduras, legumes e carnes.

💡 2º: Alimentos minimamente processados ➥ são submetidos a limpeza, moagem ou pasteurização, mas sem adição de substâncias ao alimento original. Exemplo: arroz, feijão, lentilhas, castanhas, raízes, etc.

💡 3º: Alimentos extraídos de alimentos in natura alimentos extraídos diretamente de alimentos in natura utilizados pelas pessoas para temperar, cozinhar alimentos e preparações culinárias. Exemplo: sal, açúcar, óleos, etc.

💡 4º: Alimentos processados ➥ são fabricados por indústrias e geralmente contém adição de açúcar ou sal para conversar mais esse tipo de alimento ou mesmo dar uma aparência mais bonita. Exemplo: conservas em geral (azeitona, palmito, cenouras, cebola, etc.), compotas de frutas, sardinha e atum enlatados, etc.
⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️  Evite ou coma esporadicamente ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️

💡 5º: Alimentos ultra processados ➥ são alimentos industrializados repletos de aditivos (sódio, açúcar, corantes, gorduras, etc.) que geralmente nem contém o alimento em si por inteiro. Exemplo: sorvetes, biscoitos, chips, refrigerantes, mistura para bolos, chocolates, macarrão instantâneo, etc.
⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ Elimine isso da sua vida amiga! ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️

Então, com base do guia da pirâmide alimentar + os lembretes e + as dicas, siiiiiim, você vai melhorar significativamente a qualidade da sua alimentação. Te garanto!

📝 Dicas sobre o processo de transição de uma alimentação não-saudável para uma alimentação saudável você confere nesse post aqui: Quero mudar e melhorar minha alimentação, como faço?

Aliás, me conta aí sua experiência. Como é sua alimentação? Quais são as suas dificuldades?

Te espero aqui nos comentários 👇

Me siga nas redes sociais:
FacebookInstagram ∾ PinterestGoogle+

Beeeijos da Bru 💋

COMPARTILHE esse post:

11 Comentários

  1. silvana

    12 de maio de 2016 at 10:37 am

    Oi Bru! Que ótimo post, já coloquei nos meus favoritos para olhar sempre esta pirâmide, pois sou uma pessoa que não tem uma alimentação ruim, mas também não sou de comer muito, sou meio enjoada para comida, e sei que preciso incluir muitas coisas no meu dia a dia.

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br
    youtube.com/tpmbasica

    1. Bruna Bussular

      16 de maio de 2016 at 4:13 pm

      Que bom Sil! Tem a pirâmide para baixar também (link no próprio post), se vc quiser 😉

      Beeeijos

  2. Ana Paula

    9 de maio de 2016 at 7:22 pm

    Bru,
    você é simplesmente perfeita, um amor, meu anjo, minha guru!
    AMEI o post! Claro que já anotei tudo e preguei lá na geladeira..rsss..
    Você me meu um super ânimo de recomeçar tudo, sabia?! 😉
    Beijos e muito muito obrigada!

    1. Bruna Bussular

      9 de maio de 2016 at 8:48 pm

      Owwwwnnn sua linda!
      Fico imensamente feliz por ler todas essas palavras viu?
      No mais que precisar, estamos aqui! <3

      Beeeeijos e vai que dá certo!

  3. bbazinhaa

    9 de maio de 2016 at 6:28 pm

    Mudar o hábito alimentar é difícil no início, mas depois se acostuma, só não pode ter muitos deslizes uheuaea. O meu problema é com fritura, gente mc donalds, coxinha, pastel, tudo, tudo, que delíciaaaaaaaa.
    Por isso que quando me dá vontade de comer doce, eu como, porque é algo tão de boa.

    Beijos, Love is Colorful

    1. Bruna Bussular

      9 de maio de 2016 at 8:46 pm

      Verdade Bah! Mas se acostuma mesmo.
      olha.. coxinha de vez em quando eu até te apoio (quem não??), mas MC Donald’s não desce! rs

      Beeeeijos

      1. bbazinhaa

        10 de maio de 2016 at 11:15 pm

        Caraca, como você consegue, eu sou a louca do MC ): só porcaria isso.

        Beijos, Love is Colorful

  4. victoria schulz

    6 de maio de 2016 at 2:53 pm

    Amei 0/

  5. Danielle S.

    6 de maio de 2016 at 2:35 pm

    Mudar o hábito alimentar é tão difícil! Tudo que é mais gostoso (e o que dá mais vontade de comer) tem que comer menos, infelizmente! Mas fazer o que né, se estamos procurando uma vida saudável… Não sou nutricionista, nem médica nem nada do tipo, mas acho que o ideal é encontrar o equilíbrio e não ficar na neura de ter comida biscoito, tomado refrigerante e tal DE VEZ EM QUANDO! Até porque eu não conseguiria eliminar da minha vida as coisas que mais gosto de comer, hehe

    Um beijo ♥

    1. Bruna Bussular

      9 de maio de 2016 at 10:53 am

      Eii Dani! Mas o equilíbrio e justamente o que prego aqui no blog. Pra que restringir se você equilibra sua alimentação? Prazer em comer algo que gosta também está dentro do bem estar e qualidade de vida que procuramos. Ninguém é feliz sendo limitado.
      Beeeijos

Comente aqui! Vamos conversar ;)