Faculdade

Fisiologia do Exercício: você não precisa saber para treinar, mas precisa de quem sabe.

banner-fisiologia-exercicio-bruna-bussular

Heeellooow people!
Vou contar uma coisa para vocês: desde o dia que conheci a tal Fisiologia do Exercício na faculdade, tudo, mas absolutamente tudo que sempre pensei sobre a disciplina mudou! Pra quem não sabe, o termo fisiologia vem do grego “physis” = natureza, função ou funcionamento e “logos” = palavra ou estudo.
Fora o fato de eu ter me apaixonado de primeira, afinal, saber as fontes científicas, os testes, os estudos para ter um conhecimento em bases concretas em uma disciplina que, dentro da Educação Física, é a mais complexa de se estudar, é muito interessante.

Como todo mundo sempre fala que fisiologia do exercício é muito dificil e tals, eu pensei que chegaria lá na primeira aula e ficaria completamente perdida, e realmente fiquei. Mas depois, gente…. foi amor. E sim, estou em um caso de amor com essa disciplina.

Vocês não tem noção da importância, para que possamos instruir vocês, é de saber como funciona o músculo, o coração, o pulmão, enfim, tudo enquanto vocês fazem exercícios e quais implicações positivas e negativas podem ocorrer (antes, durante e pós exercício).
Por isso chego ao título desse post: você não precisa estudar fisiologia do exercício ou mesmo fisiologia humana para treinar, mas que você precisa de instrução de quem estudou, ahhh você precisa sim!

fisiologia-treinador-bruna-bussular

Percebo que as pessoas simplesmente saem por aí se exercitando sem se importar em ter a busca por um conhecimento básico sobre sua condição física atual. Gente, é tão simples… um exame cardíaco, uma avaliação física (hoje em dia temos profissionais que fazem avaliação fora das academias para quem não gosta de academia), enfim… quem é sedentário ou obeso e sai por aí colocando o corpo em atividades exaustantes de início pode estar provocando sérios riscos, como um infarto por exemplo. Sem falar das lesões…

Não estou dizendo que você é obrigado a entrar na academia ou contratar um personal trainer, mas busque um conhecimento e tenha muito zelo pela sua saúde e seu corpo. Sempre comece devagar, leve, sempre mantenha sua postura (falei sobre isso aqui), cuidado com sua alimentação, enfim… são algumas coisinhas que você tem como driblar caso não tenha condições de pagar um profissional para isso. Não atropele as coisas, não queira adiantar os processos fisiológicos, eles têm um preço e é alto! Dê tempo ao tempo, principalmente se o caso for emagrecimento (falei sobre nesse post aqui).

O que o profissional vai saber que é importante repassar pra você e que sozinho você não vai saber:
✔ Ter consciência dos efeitos agudos e crônicos do exercício físico em você e seu organismo em geral (coração, músculo esquelético, pulmões, etc).
✔ Identificar as diferentes adaptações do organismo diante a diferentes estímulos.
✔ Conhecer a interação entre os diferentes efeitos do exercício físico e a influência dos estressores ambientais.
✔ Auxiliar na prevenção de doenças que advém a inatividade física como: doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, etc.

A lista, na verdade é enorme, mas esses itens resumem bem. Pelo tamanho do livro abaixo dá para ter noção de que realmente é um resumo né?

É isso minha gente, quem puder, sugue mesmo seu professor e tire as dúvidas.
Enquanto isso eu vou estudando e me apaixonando cada dia mais por ela ❤️ (fisiologia do exercício).

bruna-bussular-livro-fisiologia-exercicio-1

Aproveita e me segue lá no instagram @brunabussular 😉

Beeeeijos da Bru 💋

Me siga nas redes sociais:
FacebookInstagram ∾ PinterestGoogle+

COMPARTILHE esse post:

Comente aqui! Vamos conversar ;)