Alimentação

É realmente fome?

Oi oi peeeeeeople!
Como estão?

Tem muita gente que “sente fome” a todo momento. Come, come, come e vive com fome.
Mas aí vem a questão: é realmente fome?

Você já parou para pensar que algo possa estar fora de controle? Fora que, comer toda hora irá fazer você, no mínimo, engordar.
Existem algumas causas que podem fazer com que essas ocorrências fiquem frequentes. Então vamos lá!

O que pode estar causando essa vontade de comer toda hora:

Desidratação: você pode estar bebendo uma quantidade de água não suficiente. Aqui, eu contei sobre a importância de beber água e tem aplicativos com lembretes para te ajudar a se hidratar direitinho.

Depressão ou Ansiedade: muita gente compensa a ansiedade ou a tristeza na comida como conforto emocional, mesmo não estando com fome. Praticar exercícios ajuda a diminuir esses sintomas e ir ao médico procurar um tratamento adequado é super indicado.

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Sono: se você não tem qualidade durante o sono, a leptina (hormônio da saciedade) cai enquanto a grelina (hormônio da fome) aumenta. Fora o fato de que seu metabolismo vai querer energia, pois dormindo mal é como se você estivesse “meio que acordado” e claro, vai dar fome e com isso é natural você ter vontade de comer mais.

Baixo consumo de gorduras do bem: alimentos ricos em ômega 3 (peixes ou em cápsulas), sementes (linhaça, chia, etc), nozes, castanhas, entre outros, são essenciais para nosso organismo e super dão saciedade.

Estar estressado: isso deixa o corpo em estado de alerta e com isso ele pede mais comida para estoque de energia como defesa. Relaxe!

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Ficar olhando fotos de pratos de comida: é o mesmo caso de quem boceja perto de você, você acaba bocejando também. A grelina é liberada assim que você começa a ver comida, sentir cheiro de comida. Evite.

Pular refeições: claro né, você vai ter mais fome pulando refeições. Administre seus horários, coloque alarme, dê seus pulos, mas coma na hora certa rsrs.

Fazer uso de medicamentos antidepressivos: converse com seu médico sobre isso, pois corticoide pode afetar sua fome.

Consumo de carboidratos simples: Se você come pão francês, biscoitos, massa branca, enfim… farinha branca e açúcares possuem absorção rápida, liberam energia muito rápida, fazendo o organismo ter vontade mais rapidamente de comer de novo. Esse tipo de alimento não te traz saciedade alguma!

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Baixo consumo de proteína na alimentação: a proteína demora mais para ser digerida do que o carboidrato, logo, traz mais saciedade. Aumente a ingestão.

Consumo de álcool: além da desidratação que já citei, é normal sentir fome após beber muito. Porém, muitas vezes essa fome é confundida com sede. Beba água junto com a bebida alcoólica e coma bem antes de sair de casa. Isso ajuda muito!

Comer muito rápido: Se você come muito rápido, seu cérebro nem tem tempo para entender que você recebeu alimento e ter saciedade. Mastigue bem e coma devagar. Depois de 20 minutos você vai perceber a saciedade dar sinal. Calma!

O simples fato de você não se dar conta dessas causas, pode te dar sensação de fome ou fazer você pensar que tem fome, mas na verdade não é. E se for, você tem como contornar isso adequando alguns pontos.

Como evitar sentir fome a todo momento:

Praticar atividade física regular: com a liberação de endorfinas ao fazer exercício físico, temos o aumento do bem-estar, bom humor, ficando assim mais relaxados, menos estressados e com isso menos ansiosos e consequentemente com isso comemos menos.

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Manter a alimentação equilibrada a cada 3 horas em média: é importante comer certinho e agrupar em seu cardápio boas fontes de proteína, carboidratos complexos e boas fontes de gorduras. Sim, elas vão te saciar dentro desse período.

Durma bem: prepare seu quarto para isso. Deixe escurinho, sem eletrônicos, cheiroso, tome um chá e deite-se. Pense em nada antes de dormir. Desligue-se!

Mantenha-se hidratado sempre: beber água nos intervalos das refeições é um bom truque para aumentar a saciedade.

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Dicas:
✨ Vá ao nutricionista para que seja estabelecida uma dieta rica pra você, dentro do seu objetivo, seu tipo físico, com alimentos que você possa comprar e siga a risca. Te garanto que se comer conforme prescrição, não sentirá fome antes do tempo.
✨ Tenha consciência se você está realmente com fome ou se pode ser algum dos fatores acima citados. Faça uma auto-análise antes de sair devorando tudo por aí.
✨ Se der, assim que terminar de comer, escove os dentes. Isso elimina a vontade de continuar comendo e principalmente aquela vontade de comer doces.

É isso aí gente. Comer de mais não te ajudará em nada.
Analise sempre.
Se organize e coma bem.

Não tem segredos. Tem consciência, disciplina e organização!

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Beeeeijos da Bru 💋

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1 Comentário

  1. Bárbara Almeida

    28 de janeiro de 2016 at 7:51 pm

    Se tem algo que eu amo É COMER. É até um problema pra mim hahaha. As vezes eu sei que não estou com fome, que é pura gula. Mas na verdade eu mantive o costume de comer de 3 em 3 horas, e isso me ajudou muito para emagrecer, mas eu sinto que comecei a querer comer mais, tenho que me controlar haha

    Beijos, Love is Colorful

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