Atividade Física, Saúde e Bem-Estar

Dor na canela: como evitar e fortalecer o músculo tibial anterior?

Eu quero correr, quero fazer HIIT, quero me movimentar sem sentir dores minha gente!

Helloow people!
Não sei se vocês são como eu, mas é só tentar dar uma corridinha que a “canela” começa a doer muito. É assim com vocês também?

Pois é gente, eu sempre quis aderir à corrida de rua, calçadão, etc. mas nunca consegui correr sem sentir a bendita dor. Até o HIIT, que é rapidinho, me traz transtorno, porque apesar de conseguir fazer, depois a canelinha fica aqui só dando sinal de vida né…

Bom, eu ainda não fui ao médico (é o correto), mas como eu sei que não é canelite, estou tentando manobrar essa situação através do fortalecimento muscular.
Existem duas opções para o caso: a canelite ou a dor no músculo tibial anterior.

Canelite é no osso – tíbia – e geralmente ocorrem dores na parte medial dele em decorrer de alto impacto e/ou fraqueza dos músculos que sustentam esse osso (sóleo, gastrocnêmios e plantar). Geralmente os correrdores e maratonistas sofrem muito com isso.

Agora, a dor no tibial anterior é fora do osso, com a mão na canela, é só levantar seu pé (sem dobrar o joelho) que você o sentirá.
O que acontece é que muita gente não se lembra de fazer exercício de fortalecimento desse músculo. Geralmente as pessoas treinam para fortalecer apenas os músculos da parte de trás da perna (fazendo extensão de tornozelo) e não a parte da frente (que é flexão de tornozelo).
Eu mesma sempre fui dessas e por isso sofro hoje em dia.

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Foi então que eu passei a incluir a flexão de tornozelo no meu treino de membros inferiores.
Ainda estou no começo, não vi resultado com relação ao músculo, mas o simples fato de não me esquecer de fazer o exercício de fortalecimento do tibial anterior já é uma vitória. O resultado que vi é sobre o tendão. Meu tendão do pé esquerdo estava inflamado, porque sem fortalecimento e sentando como eu sento (sim, sei que como educadora física eu “teria” que sentar corretamente – sim, minha meta pra vida é parar de cruzar as pernas em posição de ioga haha), eu acabei sobrecarregando a extensão dele e com isso ele “zangou”. Mas agora não sinto mais as dores que sentia pelo simples fato de estender os pés (imagina como eu estava treinando membros inferiores…😰)

Eu digo tudo isso porque já tentei outras vezes fortalecer o tibial anterior, e como o exercício é muito simples, eu sempre me esquecia de fazer. Aí claro, nunca consegui manter o fortalecimento.

Eu vou mostrar aqui pra vocês como eu estou fazendo o exercício.
Sim minha gente, é muito simples e aconselho a todos a fazerem, pois assim como precisamos da parte de trás para nos locomover, óbvio, também precisamos da parte da frente. E ter a musculatura anterior da perna fortalecida é ideal para evitarmos lesões e maiores problemas.

 

 

 

Você também pode fazer de outras formas, como colocando a caneleira em volta do tênis, passando em cima e embaixo do pé (na ponta dos pés) e executar a flexão do tornozelo.

O X da questão aí e levantar o pé (flexionar o tornozelo) com algo de peso sobre o pé, mesmo que seja pouco peso ou só o peso gerado pelo elástico, como estou fazendo. Ou seja, trazer contra resistência de forma a contrair o músculo da frente da canela, o tibial anterior.

Coloque esse exercício junto com seu treino de pernas, você vai sentir a diferença depois para melhor. 🆙🆙

Se você treina em casa ou nem faz academia, mas pratica a corrida, pode colocar um saquinho de 2Kg de arroz sobre o pé suspenso e fazer a flexão do tornozelo. É só não estender muito o pé na volta para o saquinho não cair, ou amarre ele com um elástico ou sacola.

Mas digo que vale investir em um extensor elástico. Com R$ 12,00 já é possível fazer a compra de um. E claro, com ele você pode treinar todos os membros do corpo. Logo mais eu vou passar uma série aqui para vocês que possuem esse elástico e querem fortalecer a musculatura do corpo todo em casa.

Gente, esse é meu caso viu? Qualquer sintoma você deve procurar um médico.

Me conta aí: você lembra de fazer esse exercício na academia? Sabia da existência dele?

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2 Comentários

  1. Lu Cruz

    11 de julho de 2016 at 10:58 am

    Como sempre, uma dica incrível! Eu tenho canelite, e acredita que nunca me sugeriram algo do tipo? Sempre esquecemos do fortalecimento de várias partes do corpo, né? Obrigada pela dica. Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    1. Bruna Bussular

      11 de julho de 2016 at 1:49 pm

      Lu, canelite é outra coisa. Deve ser recomendado o tratamento primeiramente pelo médico. Já foi em algum?
      No meu caso aí é dor no músculo tibial anterior e não canelite 😉

      Beeeijos e se cuida

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