Saúde e Bem-Estar

Descanso pós-treino: resultado certo! Seu músculo agradece…

A regra é simples!

Helloooow people!! Como estão?

Hoje em dia é bem comum ouvir as pessoas dizerem que não tem tempo para o descanso, que dormem pouco e com isso, que vivem cansadas. E pensando nisso eu quis fazer esse post para mostrar para você o quanto esse momento é importante e o quanto vale a pena colocá-lo na sua lista de prioridades do dia quando o assunto está relacionado a treino.

Primeiramente, tire da sua mente que quanto mais você treinar, mais resultados terá! Músculo precisa de descanso pós-treino e se você logo que aplicar um estímulo já aplicar outro, ou seja, não dar o tempo certo de recuperação muscular, sim… você terá perda de massa magra, menos a desejada hipertrofia.

Veja, durante o treinamento de musculação, por exemplo, o músculo ou grupamento muscular trabalhado sofre micro lesões/ estresse e a perda de glicogênio. É necessário que aconteça o descanso para sua recuperação e através dessa recuperação, o músculo adquirá maior tônus (hipertrofia), resistência e força, gerando assim uma adaptação a sua nova condição. O tempo de descanso varia de 48 a 72 horas dependendo da intensidade e estímulo aplicado no treino. Então imagine, sua musculatura ainda está em fase de recuperação e você aplica estímulo pra essa mesma musculatura novamente. O que vai acontecer é o anabolismo (falei mais sobre anabolismo aqui).

É simples! Mas alguns pontos devem ser considerados para que o resultado seja satisfatório.

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Alimentação:  é importante que a alimentação seja equilibrada e com alimentos consumidos o mais natural possível. Uma alimentação com carboidratos e proteínas adequadas, vão recuperar sua musculatura muito bem e mais rápido. Não se esqueça das frutas, verduras e legumes, responsáveis por nutrientes e vitaminas importantíssimas para nosso organismo. E se hidrate muito bem, pois ela é fundamental também para a eliminação de resíduos que pioram a resposta inflamatória e prejudicam a recuperação pós-treino.

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Sono: tão importante quanto executar um bom treinamento, é dormir bem. Durante o sono, ocorre a secreção do hormônio HGH (Hormônio do Crescimento), que estimula o crescimento e a recuperação muscular, a construção óssea e a queima de gordura, auxiliando na recuperação de treinos fortes e melhorando a resposta fisiológica. Logo, dormir bem e com qualidade é de extrema importância. Prepare o ambiente para o sono, deixe escurinho, cheiroso e relaxante. Nada de televisão ou eletrônicos nas mãos minutos antes de dormir hein!

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Treino: já está mais do que comprovado que treinos intensos e de menor duração dão melhores resultados para hipertrofia. Então, aumente a intensidade e diminua seu tempo na academia. Adeque seus treinos com a periodização mais adequada para que não prejudique a recuperação muscular e para que seus objetivos sejam alcançados. A periodização vale para quem pratica exercício de resistência com longas durações.

O segredinho é…

Treinar – Comer – Dormir
Coisa boa!!

Volto a bater na tecla: equilíbrio é o que há!
E tente sair fora do estresse (mesmo com a loucura do dia-a-dia), pois o cortisol em grande quantidade é amigo do catabolismo e o estresse é um dos maiores produtores desse hormônio.
Então é isso gente, comam direitinho, descansem e treine adequadamente que o resultado satisfatório é certo!

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Beeeeijos !

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2 Comentários

  1. Silvana Oliveira

    9 de março de 2016 at 10:59 pm

    Hoje o meu maior problema é dormir pouco, acabo dormindo tarde e acordando muito cedo e no outro dia dá muito cansaço, preguiça e muito sono depois do almoço 🙂

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br
    youtube.com/tpmbasica

    1. Bruna Bussular

      10 de março de 2016 at 8:52 pm

      Pois é Sil, dormir é muito importante, pois é o momento em que nosso corpo se restabelece e se renova, em todos os aspectos.
      Tenta se programar para dormir um pouco mais, se não der, tenta dormir com qualidade.

      Beeijos

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