Atividade Física

Corrida de Rua: o achado do momento

Porque é grátis, é ao ar livre e você pratica a hora que quiser!

Cada dia que passa, vemos por aí pessoas praticando corridas de rua, seja sozinhas, acompanhadas ou até assessoradas por empresas especializadas.
Mas porque será que essa modalidade vem crescendo tanto?

Ainda bem que a mídia (grande influenciadora nacional) está mostrando mais e mais os benefícios dos exercícios físicos para melhora da saúde e expectativa de vida. Com isso as pessoas estão mais conscientes de que isso é realmente necessário.
Como a corrida de rua é acessível a todos, não precisa pedir permissão a ninguém, fechar ruas ou mesmo pagar mensalidade, está sendo de imediato a primeira busca por aqueles que estão iniciando às praticas físicas.

Lembrando que existem as provas profissionais, envolvendo atletas, profissionais e amadores, e as competições onde é necessária toda uma organização por parte da empresa responsável, fechamento das ruas que farão parte da prova (com anúncio antecedente aos moradores), aprovação de prefeitura, etc.

Mas o foco desse post é pra você, pessoa comum que é sedentária e quer iniciar uma atividade física ou você que já pratica outros exercícios físicos e quer conhecer um pouco mais sobre a corrida de rua.

Faz bem por quê?
Emagrece: correndo pelo menos 30 minutos de 60% a 80% da FC (frequência cardíaca) é possível queimar muitas calorias. Para saber o percentual da frequência cardíaca, basta subtrair sua idade do valor de 220 e multiplicar por 60% e depois repetir o processo multiplicando por 80% para saber a variável da FC. Exemplo: eu tenho 29 anos. Então: 220-29 = 191 x 60% = 114bpm (batimentos por minuto). Depois 191 x 80% = 152bpm. Então meu treino tem que variar de 114 a 152bpm. Muitos relógios baratinhos hoje em dia possuem frequencímetro para que você possa monitorar seus batimentos durante o treino.

corrida-de-rua

Exercita a mente também: não é só o corpo que recebe benefícios. Correr requer concentração e foco, o que tem como resultado o estímulo do raciocínio, melhorando a memória e diversas funções cognitivas.

Melhora a qualidade do sono: reduz o tempo para pegar no sono e também contribui para noites muito bem dormidas.

Dá um “UP” na imunidade: macrófagos circulam mais depressa durante a atividade física atacando vírus que podem atacar você.

Sensação de prazer e bem estar: com a liberação de endorfinas durante a prática, você ganha auto-estima e confiança, reduz o estresse e você se sente muito melhor.

corrida-de-rua-paisagem

Seu coração agradece: melhora a irrigação e a força de contração do coração (músculo cardíaco), evitando assim infartos e melhorando a “vida útil” dele.
Controle de doenças: com o condicionamento do coração, ele será poupado economizando energia para agir e com isso há redução da pressão arterial, colesterol, diabetes e claro, o sobrepeso.

Dicas:
Não deixe de beber água!
Treinos inferiores a 60 minutos, pedem pequenos goles a cada 20 minutos. Treino maiores do que 60 minutos, pede bebida própria para repor sais minerais e potássio

Coma direito!

Antes do treino, aposte em refeições mais leves e evite muita proteína e gorduras (digestão lenta) e aposte em alimentos com magnésio e potássio para evitar câimbras e dores. Após o treino, alimente-se com reposição de carboidrato e proteína (proteína 30% da refeição).

Evolua aos poucos

Inicie a prática em velocidade baixa e mantenha regularmente. Assim você começará a adaptar seu corpo, principalmente os pulmões, para melhora respiratória que comanda todo o processo.
Intercale a corrida com caminhada, assim você vai aumentando a percepção sobre a evolução do seu estado físico. Com o tempo você vai conseguir aumentar o tempo de corrida e diminuir o tempo de caminhada.
A aceleração bem aos poucos, de acordo com a melhora da resistência cardiorrespiratória.

Caminhada → Trotes → Corrida

Respiração é tudo!
Saber respirar é fundamental. Sobre a respiração, inspire pelo nariz e espire pela boca, assim você demorará mais para se sentir cansado e ofegante. Um truque para aprender a respirar corretamente, é a inspirar em três passos e espirar em três passos. Aos poucos esse processo estará automatizado e você estará craque para correr respirando bem.
Evite fumar. Cuide dos seus pulmões!

Alongue-se!
É indicado antes da corrida apenas o aquecimento. Mas ao final do treino você deve fazer o alongamento completo de todos os músculos trabalhados no exercício para evitar dores futuras e eliminar resquícios metabólicos.

corrida-de-rua-alongamento


Alerta!!!! ⚠️

👉 Respeite sempre suas condições físicas. Nunca tente ir depressa demais nos resultados. Dê tempo ao tempo e suba um degrau por vez. Se puder, contrate um profissional de educação física para te auxiliar e monitorar seus treinos.
👉 Quem está acima do peso deve iniciar com caminhadas e leves trotes até melhorar a condição física com perda de gordura, pois a corrida com sobrecarga (gordura) pode gerar lesões nas articulações.
👉 Procure usar um tênis adequado para corrida, caso contrário estará propenso a lesões. Calçados com maior amortecimento são mais indicados para corrida de rua.

Bom, esses foram alguns conselhos básicos para você iniciar um treino de corrida de rua. Claro que o assunto é bem mais complexo, mas essa é uma base boa e mais a frente vamos aprofundar o assunto.

Quem aí já corre? Quero saber!
Comenta ai vai! 👇

Me siga nas redes sociais:
FacebookInstagram ∾ PinterestGoogle+

Beeeijos da Bru 💋

Fontes:
http://goo.gl/IpzuVJ
http://goo.gl/aZl69r
http://goo.gl/8uu8xk

COMPARTILHE esse post:

Comente aqui! Vamos conversar ;)