Saúde e Bem-Estar

Como estão seus músculos do Core?

Se é que você sabe da existência e importância deles…

Calma, é normal se deparar com esse assunto como novidade.
Eu mesma ouvia falar na palavra “core”, mas não sabia o que era, que tipo de importância tinha, até fazer um curso…
E pasmem, fiquei chocada com tamanha importância e dependência que nosso corpo tem dessa região e músculos e eu mesma nunca dei importância em cultivá-los… a partir daí entendi muitas coisas que acontecem comigo no dia-a-dia ou na musculação que são resultados de falta de fortalecimento do core.

Mas o que é o Core?
O core é um termo utilizado para referenciar a região lombo pélvica do corpo. Composto por 29 pares músculos internos e alguns externos da região lombar, pélvis e quadril, responsáveis por estabilizar a região do tronco de forma a ajustar a postura e mantê-la ereta.

core

Função do Core
👉 Manter nosso corpo/ coluna alinhada
👉 Proteção das víscera e coluna
👉 Quando maior a contração, maior circulação sanguínea e linfática
👉 Base de suporte e sustentação corporal
👉 Prevenção de lesões
👉 Geração de força muscular

Por que deve-se treinar o Core?
👉 Para evitar distorção postural através da estabilização, mantendo o alinhamento e o equilíbrio dinâmico nas atividades funcionais.
👉 Para evitar lombalgias. Há diversos estudos que comprovam a falta de fortalecimento dos músculos do core, principalmente o transverso e multífidos, encaminham a pessoa para fortes dores na região lombar.

Tipos de treinamento para fortalecimento do Core:
Isometria: estabilização e controle neuromuscular, aquisição de força na estabilização.
Instabilidade: melhora a eficiência neuromuscular, promovendo a manutenção dos músculos posturais, melhorando nosso padrão de movimento e também prevenindo lesões.

Benefícios de um Core Fortalecido
😬 Diminuição de dores lombares
😬 Prevenção de lesões
😬 Melhora do equilíbrio
😬 Melhora da postura
😬 Melhora do movimento corporal na execução de movimentos
😬 Melhora da qualidade de vida

Respiração
A respiração é extremamente importante para a eficácia do treinamento dos músculos do core. Portanto, respire! E direito… rs
Inspira-se pelo nariz e expira-se pela boca, contraindo o abdome na expiração.

Exercícios Básicos para Iniciantes
São exercícios isométricos sutis, de carga leve e em posição neutra para adaptação na fase inicial. Deve-se praticá-los antes do treino de 2x a 3x na semana, 1 a 4 exercícios, 1 a 4 séries de 12 a 20 segundos com até 90 segundos de descanso.
Eu estou fazendo 2x na semana, 4 exercícios e 3 séries, no dia de treinamento de membros superiores.

Montagem-movimentos-core

OBSERVAÇÃO: deve-se unir os 3 pontos (atrás da cabeça, costas – centro abaixo dos ombros- e início dos glúteos) para correta postura. Você pode pedir para alguém colocar um bastão ou cabo de vassoura para você perceber qual é a postura correta na hora de executar o exercício.

pontos-prancha

Os exercícios de instabilidade já são para quem evoluiu na primeira fase. Mais a frente eu entro nesse mérito porque eu sei que curiosos como são, vão tentar fazer sem ao menos obter o fortalecimento básico 😂👌

É isso pessoas! Lembre-se: não basta simplesmente executar um movimento em um exercício. Saber desses pontos que ressaltei é importante para consciência corporal e assim melhor execução e sucesso no objetivo.
É muito importante que façamos o fortalecimento do core, é básico, é a raiz da coisa, sabe?
Depois desse curso eu entendi porque sentia dores na lombar executando exercício sem carga pesada e fazendo em máquina com total apoio da coluna: core fraco. E isso é um dos exemplos… Repare quando alguém na academia faz agachamento e ao se levantar, os joelhos se voltam para parte interna? Essa pessoa pode romper um ligamento no joelho por causa do core fraco. Tudo parte no nosso centro (core), toda força vem dele! Pense nisso.
E mais… eles são músculos como os demais que requer trabalho constante. Parou de treinar = retrocesso.

Tentem esses exercícios e me contem aqui nos comentários 👇 como foram.
Eu, no primeiro, segundo e terceiro dias, quase morri pra fazer e a dor muscular depois foi notória!

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Beeeijos da Bru 💋

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Fonte: Curso de Core Ministrado pela MS. Michelli Christian

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1 Comentário

  1. Agachamento: poderoso e eficiente, mas perigoso! - Bruna Bussular

    22 de janeiro de 2016 at 10:02 am

    […] Falei sobre o Core nesse post aqui: Como estão seus músculos do core? […]

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