Alimentação

Chia: a semente milagrosa do momento!

Milagrosa sim, porque para ajudar emagrecer, cuidar da saúde, pele e muito mais ao mesmo tempo, só pode receber esse adjetivo né?!

Hellooow people! Como estão?
O post de hoje é para mostrar tudo que a chia tem de bom para nos dar. E olha que não é pouca coisa não viu?
Se você ainda não tem em casa e não criou o hábito do consumo, vai sair correndo para comprar assim que terminar de ler esse post, aposto!

Para quem não sabe, a chia é uma semente de origem mexicana e já consumida há séculos naquelas bandas. Mas, de um certo tempo pra cá ela tem feito parte da dieta de muita gente, pois ela contém  ácidos graxos poli-insaturados essenciais (ômega 3), fibras, proteínas e outros nutrientes que são super importantes para nossa saúde e com isso garante muitos efeitos positivos como favorecimento ao emagrecimento, regula as taxas de colesterol ruim e melhora as funções imunológicas do nosso organismo.

O ideal para consumo são 25 gramas da semente por dia, o que correspondem a duas colheres de sopa, pois ela é uma semente calórica. Mas essa quantidade é mais do que suficiente para você aproveitar todos os benefícios da chia.
Você pode colocar a chia em tudo que quiser, desde sopas, sucos, saladas, tortas, enfim… eu coloco geralmente na tapioca (post aqui), nos ovos mexidos, no mingau de aveia, no hamburguer que faço (receita aqui), no suco verde… aonde eu quiser, sabe.

Geralmente eu uso a semente inteira mesmo, mas você pode consumir a chia em outras formas, como: em gel (só deixar ela inchar em água), em óleo (porém este não pode aquecer) ou em farinha.

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Você sabia que o gel de chia pode substituir os ovos nas receitas?
1 colher de sopa de chia em 60ml de água, na espera de 30 minutos para formar o gel, equivale a 1 ovo em qualquer receita.

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O que a chia tem de bom pra te oferecer

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Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

Fonte de ferro, cálcio e magnésio: saúde óssea em dia, construção de músculos, controle do humor e combate ao estresse.

Efeitos positivos contra celulite: estudos mostraram que o ômega 3 contido na semente é importante para diminuir o processo inflamatório (celulite) do organismo em usos regulares.

Melhora no sistema imunológico: por conter selênio e zinco, ajuda a manter a imunidade em alta, afastando assim gripes e processos de infecção.

Agente antioxidante e desintoxicante: o ácido cafeico impede a formação de radicais livres (responsáveis pelo processo de envelhecimento) e são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, .

Proteção cerebral: a semente pode favorecer a formação de membranas celulares, transmissão de impulsos nervosos e funções cerebrais que, segundo alguns estudos, estão diretamente ligadas aos ácidos linoleico e alfa-linolênico presentes na semente.

Regulação do colesterol: seus ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 baixam os triglicérides na corrente sanguínea, diminuem a concentração dos lipídios no sangue (colesterol) e aumentam o colesterol bom (HDL).

Prevenção de doenças cardiovasculares: com a diminuição do colesterol, o ômega 3 melhora o fluxo sanguíneo (evitando coágulos sanguíneos), regulando assim a pressão arterial (evita que ela suba), ocorrendo assim prevenção de doenças como infarto, derrame e hipertensão.

Controle e prevenção de diabetes: ao fazer consumo de carboidratos como massas, raízes, pães, etc., as fibras da chia têm como efeito a diminuição da velocidade com que esses carboidratos sejam absorvidos. Com isso, a glicose é liberada lentamente na corrente sanguínea, fazendo com que o hormônio insulina, necessário para transportá-la até as células, também seja liberado em pequenas doses, favorecendo assim a prevenção do aparecimento da diabetes tipo 2.

Dica!
Cuidado com o excesso de consumo. Por ser calórica, se fizer uso exagerado, pode te engordar em vez de você usufruir de todos esses benefícios. Tudo que é de mais, sobra ou faz mal.

A chia e outras sementes: veja a comparação.

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Ultimamente tenho intercalado a aveia com a chia no dia, assim fico entre a menos calórica (aveia) e com bom % de proteínas com uma que mais tem fontes de proteína, gordura e fibras (chia).
Acho legal evitar a linhaça e a chia no mesmo dia. Se for um mix de sementes, mantenha a dose de no máximo 2 colheres de sopa desse mix por conta das calorias.

Mais artigos: Confira aqui Receita com Chia para dar um UP da dieta.

Então amores, não há porque não fazer o consumo dessa semente que só ajuda né?
Me contem aí quem usa a chia? Usa aonde? Gosta?

Beeeeijos da Bru 💋

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2 Comentários

  1. silvana

    7 de março de 2016 at 9:31 am

    Eu já tinha ouvido falar dos benefícios da chia mas não sabia que eram tantos, fiquei chocada em saber sobre o efeito contra a celulite. Amei o post!

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br
    youtube.com/tpmbasica

    1. Bruna Bussular

      8 de março de 2016 at 7:38 pm

      Obrigada Sil!
      Chia é vida!!! Beeeijos

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