Atividade Física

Aulas de Jump: por que fazer?

Gente,
vou contar pra vocês: antes de começar a fazer faculdade de Educação Física eu era rata de aula de Jump! Juro!
E pegava a aula das 6 horas da manhã, sabe? Amava!

Mas também né, é uma aula super animada, a gente fica com astral lá em cima, se diverte muito, conhece gente nova, enfim, é um gole de ânimo diário! As aulas de Jump duram em média 50 minutos e geralmente contém alongamento, a aula e volta a calma com abdominais.

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As aulas são realizadas com saltos sobre mini trampolins, geralmente coreografadas com músicas de diversos ritmos e com isso, tem momentos que os movimentos são mais rápidos e têm momentos que os movimentos são mais suaves.

Os músculos trabalhados são todos dos membros inferiores + core e abdome, que são muito solicitados para estabilização durante a prática do exercício e também membros superiores, dependendo da coreografia empregada na aula.

Fazer aulas de Jump pelo menos 3x na semana resulta na melhora cardiovascular, melhora do condicionamento físico, melhora da circulação, além de gerar adaptações fisiológicas positivas. Em pessoas treinadas, uma aula pode gerar um gasto de até 800 kcal!!!
É uma atividade aeróbia de intensidade moderada a alta, o que significa maior EPOC (consumo de oxigênio pós exercício) e com isso maior gasto energético para o corpo voltar ao normal.

Dicas!
▪ Hidrate-se corretamente antes e durante a aula (dicas nesse post aqui). Estudos mostram que essa aula causa maior desidratação e por isso a hidratação deve ser feita corretamente.
▪ Dê pelo menos 1 hora de intervalo da alimentação pré-treino para a aula para evitar desconforto gastrointestinal (dicas do que comer antes do treino nesse post aqui).
▪ Aproveite que a aula é mais intensa e trabalhe sua respiração, concentração e coordenação motora.

Fazer Jump ou Musculação primeiro?

Depende!
Se você está em processo de emagrecimento e faz a musculação apenas para fortalecimento muscular, faça a aula de jump primeiro, assim você terá mais energia e disposição para dar o melhor de si na aula.

Agora, se você faz aulas de jump apenas como atividade aeróbica com a finalidade de manter o condicionamento físico e seu foco hipertrofia muscular, então meu conselho é que faça primeiro a musculação e depois a aula.

Um estudo com amostra de 12 mulheres saudáveis, com IMC normal e treinadas, mostrou que há perda considerável de força quando primeiramente é feita uma aula de Jump de 40 minutos de média, seguido de treinamento resistido para membros inferiores.

Lemos, A. et al (2007).

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Alerta!!! ⚠⚠⚠
Praticar o musculação (exercício neuromuscular anaeróbio/ exercício contra resistência) é essencial para manter a musculatura fortalecida a fim de evitar lesões durante a prática das aulas de Jump, mesmo sendo uma modalidade de baixo impacto.

Contra-indicações:
▪ Gestantes
▪ Pessoas com problemas de labirintite
▪ Pessoas com fraqueza nos ossos
▪ Pessoas com problemas no joelho e tornozelos

É isso gente, são informações simples, sem rodeios e com ênfase científica para que você saiba que é uma modalidade que está presente na maioria das academias e acessível pra você que já está matriculada nela.

Outra dica é: respeite seus limites! Se não conseguir fazer a aula toda de primeira, pare! Vá aumentando o ritmo e o tempo de acordo com as suas adaptações, ok??!

E você? Já praticou essa modalidade? Me conta sua experiência!

Eu confesso que sinto muitas saudades e assim que der, vou encaixar de novo na minha agenda ❤

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Beeeijos da Bru 💋

Referências:
Lemos, A. etc al. Fit Perf J, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 76-81, Mar/Abr 2007.
Furtado, E. Simão, R. Lemos, A. Rev Bras Med Esporte. vol. 10, Nº 5. Set/Out, 2004.
Teixeira, F.M.; Liberali, R.; Navarro, F. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 4. n. 19. p. 69-77. Janeiro/Fevereiro. 2010. ISSN 1981-9927.

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4 Comentários

  1. silvana

    28 de junho de 2016 at 8:21 am

    Oi Bru! Eu morro de vontade de fazer aulas animadas na academia, tipo jump, zumba para sair um pouca daquela rotina de peso, peso, peso… ainda mais para trabalhar minha respiração e coordenação motora, acho super importante! Talvez o ano que vem faço minha inscrição, afinal, não podemos deixar o corpo ficar flácido né kkkkk

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br
    youtube.com/tpmbasica

    1. Bruna Bussular

      28 de junho de 2016 at 5:26 pm

      Faz que é mara Sil!
      Perde tempo não… haha
      Beeeijos

  2. Danielle S.

    27 de junho de 2016 at 11:55 pm

    Eu AMO jump! Sério, eu não sou do tipo ~rata-de-academia-amo-malhar-puxar-ferro-correr-na-esteira~ mas de jump eu gostava <3 Justamente por ser super animada! Infelizmente não consegui mais praticar por conta do horário, mas sou louca para voltar!! Principalmente porque consegui ver resultados após praticar ;D

    Beijo! ♥

    1. Bruna Bussular

      28 de junho de 2016 at 5:26 pm

      Pois é Dani, eu tb sou louca pra voltar a praticar. Mas os horários não casam 🙁

      Dá resultados sim! Beeeijos

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