Faculdade

Faculdade: Antiginástica?

Um pouquinho do cotidiano da faculdade.

Há uns meses atrás, tivemos um trabalho da parte pedagógica da Educação Física, onde tínhamos por objetivo elaborar uma aula prática dentro da Abordagem Plural com o conteúdo das Práticas Corporais Alternativas.
Antes de saber o que era tudo isso, pensei que seria difícil, mas após algumas pesquisas, cheguei a conclusão de que o tema era perfeito para a abordagem.

O que é Abordagem Plural:
Tipo de aula onde o movimento é considerado como técnica corporal construída culturalmente junto a um grupo social a qual o indivíduo pertence, ou seja, não existe técnica errada, seu movimento adquirido como tal é a técnica em si. Assim, a individualidade de cada aluno é respeitada e valorizada. Geralmente é utilizada no âmbito das ginásticas, lutas, danças e esportes, ou seja, onde há manifestação cultural do corpo pelo movimento, principalmente em processos de iniciação.

O que é Antiginástica:
É uma técnica que busca o entendimento do homem através de uma terapia global, olhando mais para si, desenvolvendo e explorando os movimentos naturais do corpo para que este adquira inteligência muscular e sensorial para que, só mais tarde, se trabalhe movimentos específicos e precisos das modalidades que estamos acostumados a praticar como: esportes, lutas e danças.
Nosso corpo está impresso por tensões, rigidez, dor e fraqueza. Por isso se faz necessária a tomada de consciência corporal para o aprendizado do bem-estar, para percepção do se sentir bem, para se movimentar sem entraves, para se liberar das inibições que o impede de agir e assim firmar essas experiências em nossa memória corporal, restabelecendo o equilíbrio com o nosso corpo.

antiginástica-1

Na aula, foram trabalhados movimentos de alongamentos, massagem, exercícios de respiração e outros movimentos com calma e baixa música (depois fomos contemplados pelo maravilhoso barulho da chuva). Cada movimento era realizado lentamente. Trata-se de uma aula mais relaxante, sendo assim uma proposta alternativa para alívio das tensões diárias que nosso corpo sofre. Trabalha a interiorização, concentração e auto-conhecimento.

antiginástica-2

No final da aula o clima era maravilhoso e muito calmo. O objetivo foi alcançado e todos entraram no clima. A percepção de si e o relaxamento foi conquistado.

Eu super adorei, pois também participei em alguns momentos. E o bom da antiginástica é que o movimento é feito por você da forma que você sabe e o aprimoramento vem com a prática sem cobranças sabe?

Quem tiver a oportunidade de praticar, eu recomendo!
Acho que faltam mais atividades assim nas academias. Imagine terminar um treino depois de um dia estressante com uma aula mega relaxante dessa?

Quem gostaria?? 🙋

Nesse site tem tudo sobre essa modalidade mágica! Antigym

Me siga nas redes sociais:
FacebookInstagram ∾ PinterestGoogle+

Beeeeijos da Bru 💋

COMPARTILHE esse post:

Comente aqui! Vamos conversar ;)